Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

O Couro

A luva de pele é a mais antiga de todas as luvas. De origem bovina, caprina, porcina ou ovina, a pele é constituída de fibras isoladas e é imputrescível.

Devido a um tratamento demorado e minucioso, a luva de pele é agradável de vestir e o papel de barreira que desempenha entre os objectos a agarrar e a mão oferece uma sensibilidade táctil ideal.

Resistente às variações térmicas, representa também um bom isolador para as baixas tensões.

 

Pele flor integral

Parte superior de uma pele correspondendo à parte externa da derme e que não sofreu nenhuma operação de correcção mecânica.
Vantagens da luva em pele flor integral: Destreza, conforto, precisão da sensação táctil.

 

Pele crute

Parte interna de uma pele obtida por divisão ou qualquer outra operação tendo provocado a eliminação da camada externa da pele.
Vantagens da luva em crute: Resistência à abrasão, adequada para trabalhos pesados, custo.

 

A Curtimenta
A curtimenta transforma uma pele bruta em pele curtida não acabada e torna-a imputrescível, receptiva aos tratamentos de acabamento e quimicamente estável.

Os diferentes métodos de curtimenta:
Curtimenta vegetal (taninos naturais extraídos de vegetais).
Curtimenta mineral (principalmente com sais de crómio daí a denominação de curtimenta ao crómio).
Curtimenta mista (curtimenta vegetal mais curtimenta ao crómio a seguir).

 

Tipos de pele e suas vantagens:


Pele de bovino
Flor: Utilizada em pele flor integral para a maior parte das luvas de protecção, é geralmente cortada nos flancos.
Qualidades: Maleabilidade, destreza, boa resistência à abrasão, ao rasgo e à perfuração, a resistência à abrasão depende da espessura. A espessura geralmente utilizada é abrangida entre 0,8 e 1,1 mm.


Crute: Tipo mais utilizado na área da confecção das luvas para manutenção pesada e RHT. Utiliza-se geralmente a crute do dorso que representa a melhor parte já que o pescoço é de baixa qualidade e que a qualidade da crute retirada dos flancos não é suficiente para ser utilizada.

Qualidades: Custo inferior ao da pele flor integral, óptima resistência à abrasão.

 

Pele de caprino

Flor unicamente: Utilizada em pele flor integral, já que a espessura habitual não permite retirar crute, o preço nas boas partes é um pouco superior ao do bovino.

Confere à luva propriedades de resistência mecânica mais elevadas pois utiliza-se a espessura inicial, já que não se cortam as fibras. A resistência à abrasão e à perfuração é assim reforçada e com uma curtimenta adequada, a sensação táctil também acaba por ser melhor.
Qualidade: Maleabilidade, destreza, resistência muito boa à abrasão, ao rasgo e à perfuração. A resistência à abrasão depende da espessura. Utiliza-se geralmente uma espessura abrangida entre 1,1 e 1,3 mm (devido às suas características mecânicas) ou entre 0,6 e 1,0 mm (devido às suas qualidades de maleabilidade e destreza).

 

Pele de porco
Flor e crute: Devido a sua ampla presença nos países asiáticos, é utilizada para a confecção de luvas de qualidade média já que as suas propriedades de resistência mecânica são fracas e a curtimenta não dá resultados muito bons em termos de destreza.
Qualidade: Custo baixo.

 

Pele de ovino
Flor unicamente: Na área da confecção de luvas, utiliza-se geralmente apenas a pele de cordeiro muito pouco resistente à abrasão e ao rasgo. Em compensação, este tipo de pele permite obter a melhor relação espessura/qualidade e uma sensação táctil das mais eficientes.
Qualidades: Maleabilidade e destreza.

 

Principais utilizações das luvas de pele


Flor integral: Pequenas e médias manutenções.
Flor integral oleohidrófuga: Montagem de peças oleosas, manipulação de chapas gordurosas, trabalho da madeira, trabalhos em ambientes húmidos ou em exterior.
Crute: Manipulações agressivas, de objectos cortantes e lisos, soldadura.
Crute anti-calor: Manipulação de peças quentes, desmoldagem, soldadura.
Crute revestida: Manipulações pesadas e agressivas, contra as sujeiras.
 

Os tratamentos especiais

 

Pele hidrófugaou oleohidrófuga
Hidrófuga:
Tratamento a base de óleos minerais ou sintéticos ou de resinas fluoradas que visa tornar a pele resistente à penetração da água.

 

Oleohidrófuga:Tratamento a base de óleos minerais ou sintéticos ou de resinas fluoradas que visa tornar a pele resistente à penetração da água e dos óleos.

Tais tratamentos dão à pele propriedades mecânicas mais eficientes em termos de abrasão e aumentam o conforto da luva (maleabilidade) - daí uma melhor destreza (sensação táctil) e a vida útil (longevidade).
Vantagens: Melhor destreza, conserva sua flexibilidade após utilização em ambiente húmido, vida útil da luva mais longa, conforto e precisão em uso.

 

Pele anti-calor (THT)
Tratamento cujo objectivo é aumentar a resistência da pele ao calor de contacto e diminuir o carácter retráctil ao contacto com chamas. Esse tratamento permite que a pele permaneça maleável embora em contacto mais ou menos demorado com uma fonte de calor. Costuma ser aplicada a uma pele crute, geralmente tingida de laranja para ser mais facilmente identificada.

 

Crute revestida (Poliuretano ou PVC)
Revestimento de PVC sobre uma pele crute com o objectivo de tornar a pele resistente à penetração da água e de substâncias gordurosas e conferir-lhe um melhor desempenho em termos de características mecânicas.

Cofinanciado por: