Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Fibras Têxteis

 

Maleabilidade, resistência ao rasgo, ao calor...As expectativas em termos de luvas de segurança são muitas.

KEVLAR®
Uma protecção excepcional contra os cortes e o calor 

Kevlar® é a fibra para-aramida de DuPont de Nemours que combina ao mesmo tempo leveza e alta tenacidade. Com peso idêntico, o Kevlar® é cinco vezes mais resistente que o aço.
Características:

- 3 vezes mais resistentes ao corte do que as luvas de algodão;

- 5 vezes mais do que as luvas de pele.

            - Carboniza entre 425°C e 475°C.

            - Não derrete.

            - Auto-extinguível (não pode queimar sem intervenção de um combustível qualquer)

            - Estabilidade dimensional, grande estabilidade ao calor (Encolhimento reduzido).
            - Boa estabilidade química.

 

Pontos fortes:
- Sensação táctil muito suave, conforto, lavabilidade, destreza.

 

KEVLAR® CLEAN TM 
Fibra contínua 100% Kevlar® fabricada por DuPont.
Maior resistência mecânica.
Melhor resistência à abrasão.Sem felpa (poucas fibrilas na superfície).
Excelente comportamento após lavagem.
Vida útil prolongada.

KEVLAR®
ARMOR TECHNOLOGY

A fibra Kevlar ES® com fio de aço proporciona um nível de protecção excepcional contra os riscos de corte extremo (manutenções pesadas, chapas, manipulações mecânicas, trabalho do vidro, do papel). Esta nova fibra, utilizada para confeccionar a malha das luvas Venitex® anti-corte, associa conforto, destreza e um nível de protecção muito alto. O aspecto matizado da fibra limita a impressão de sujeira e aumenta portanto a vida útil da luva .

KEVLAR® E UV - Os raios UV alteram a aparência natural amarela do Kevlar® fazendo com que a fibra pareça um pouco mais descorada. Embora esta alteração da cor seja acompanhada de uma pequena perda de resistência à tracção da fibra, as propriedades de resistência térmica (chama) e mecânica (corte) não são em nada afectadas. Mas por isso, entregamos os produtos dentro de saquinhos de plástico pretos.

 

A etiquetagem sua garantia de ter um produto 100 % fibras Kevlar® :

 

A etiquetagem Kevlar® que aparece nas luvas ou nos manguitos de protecção individual indica que o artigo está em conformidade com as normas de Qualidade DuPont. Não substitui a marcação imposta pela directiva 89/686 sobre os E.P.I. mas é uma garantia suplementar de beneficiar de um produto de qualidade.

Exijam o certificado DuPont Kevlar®: sua garantia de qualidade e saibam identificá-lo.

Porque a segurança não tem preço e que ao contrário das ideias geralmente admitidas, a fibra Kevlar® representa a melhor opção disponível no mercado em termos de qualidade / desempenho / preço.

Mesmo se as luvas em fibras de marca Kevlar® são mais caras na hora da compra que uma luva de algodão ou pele, o desempenho mecânico e  as facilidades de limpeza fazem da sua escolha um excelente investimento.

Nossa gama de luvas em fibras Kevlar® é a resposta adequada à maior parte dos riscos que vocês podem encontrar?

- básica, é a sua solução contra os cortes;

- forrada, torna a ser a sua solução contra o calor;

- revestida de pontinhos em PVC, torna a ser sua solução anti-deslizante;

- revestida de poliuretano ou de látex, torna a ser sua solução em ambientes oleosos ou gordurosos.

Kevlar® e Nomex® são marcas registadas DuPont de Nemours and company.

 

DYNEEMA®

Esta fibra é um polietileno alta tenacidade (derivado da petroquímica). As suas características mecânicas são excepcionais. Material à prova de um grande número de produtos químicos, resiste aos produtos de limpeza. Marca registada da sociedade DSM.

 

POLIÉSTER

Inventada pelo Dr. Alfred Caress, a primeira fibra de poliéster conhecida sob o nome de Terilene foi desenvolvida na Inglaterra.

Material sintético obtido por polimerização de substâncias provenientes da petroquímica. O poliéster tem qualidades parecidas às das poliamidas: resistência, elasticidade, lavabilidade. Além disso, pode ser misturado (em mistura íntima) com lã e algodão, o que compensa o facto que o poliéster é incapaz de absorver a transpiração.

 

POLIAMIDA

Esta fibra foi apresentada ao público em 1938. Substância sintética obtida a partir do fenol que constitui a matéria-prima das fibras de nylon. O nylon, sob as denominações de nylon 6 e nylon 66, é a mais famosa das poliamidas.

Principais qualidades das poliamidas:resistência à tracção e à abrasão, elasticidade que após deformação permite voltar à forma inicial, lavabilidade e secagem rápida já que absorvem muito pouca água, resistência aos insectos (nomeadamente às traças).


ALGODÃO

Fibra têxtil constituída por filamentos sedosos que envolvem os grãos de algodão: é composta de cerca de 94 % de celulose.
Vantagens: agradável de vestir, não irrita a pele, resistente, bom poder de absorção e conservação fácil.

 

LATEX E SINTÉTICOS

Látex natural ou sintético (Neoprene, Nitrilo) e o PVC ou Vinil são as matérias primas básicas utilizadas para o fabrico das luvas Venitex eShowa.

Às vezes misturadas para optimizar a resistência, e o conforto, estes materiais completam e apresentam uma gama de resistência às agressões mecânicas, químicas ou térmicas que satisfaz a multiplicidade das necessidades.

 

As luvas imbuídas
Estas luvas são fabricadas por imersão de uma forma de mão em cerâmica dentro de banhos de composição diferente conforme o tipo de material utilizado. Cozidas dentro de fornos, elas passam a sofrer diversos tratamentos de acabamento em função das características pretendidas.

 

NÃO SUPORTADAS:
Forma directamente imbuída dentro do banho.
standard
Seleccionar um luva não suportada leve ou pesada para uma melhor protecção. Convém observar que uma luva flocada ou de algodão acamurçado proporcionará um maior conforto e um melhor isolamento.
uso único
Seleccionar uma luva não suportada caso você procure uma grande destreza e uma boa sensibilidade táctil.

SUPORTADAS:
Forma imbuída revestida com uma luva de malha algodão jérsei ou interlock.
Seleccionar uma luva suportada ou costurada para obter uma protecção mecânica de melhor qualidade e um maior conforto (térmico nomeadamente).
As vantagens do suporte têxtil: malha de algodão por dentro para um conforto máximo em trabalhos demorados e um bom isolamento térmico. Além disso, reduz os riscos de alergias.

 

LATEX NATURAL

É um polisopreno natural resultante da Hevea Brasiliensis, oriunda da América do Sul (o Brasil em particular), hoje cultivada principalmente na Ásia do sudeste (Malásia, Vietname, Indonésia, Tailândia...) e na África.
A colheita é realizada ao abrir uma ferida na casca da árvore (a sangria) e o "leite" derramado é imediatamente misturado com amónia para evitar que coagule rápido demais e se transforme em borracha inutilizável.
Faz parte dos elastómeros e, como qualquer produto natural, este látex ou borracha natural contém proteínas (cerca de 1,5 a 2,5%) capazes de provocar alergias no caso de determinadas pessoas.
 

LATEX DE SINTESE

Nitrilo:Polímero de síntese, a vulcanização confere-lhe características comparáveis às do látex natural assim como numerosas vantagens.
As propriedades deste polímero procedem dos 3 monómeros que entram na sua composição:
 O acrilonitrilo reforça a resistência aos produtos químicos;
 O butadieno contribui à maleabilidade e à flexibilidade com um papel importante na vulcanização;
 O ácido carboxílico junto com o óxido de zinco actuam a nível da resistência mecânica do material.

 

NEOPRENE
É um elastómero de síntese alto desempenho obtido por polimerização de um composto clorado: o policloroprene.

PVC ou vinil
Polímero termoplástico de síntese.

Os tratamentos específicos da parte interna da luva

Cloração:
Processo de lavagem da luva de látex dentro de água clorada para obter luvas livres de pó. Este tipo de acabamento facilita o vestir da luva (contacto aveludado), melhora o conforto e reduz o efeito alergizante do látex natural provocado pelo pó.

Flocos:Processo de acabamento por aplicação de fibras têxteis curtas. Oferece um contacto agradável e um maior conforto. Facilita também o vestir e o remover da luva e limita a transpiração.

Polvilhamento:Processo de acabamento por aplicação de polvilho (geralmente amido de milho) para limitar os efeitos da transpiração e facilitar o vestir e o remover da luva.

Cofinanciado por: